Como a Life Igreja
Iniciou sua jornada com proposito de abençoar vidas
Fases do Projeto Life Igreja
Despertar e Início do Movimento:
Despertamento das pessoas para um novo modelo de comunidade, baseada numa estrutura simples e preocupada com expressões saudáveis de fé, focadas em encontros presenciais dominicais num ambiente aconchegante, seguro, acessível e encontros online durante a semana por meio de plataformas digitais. Os cultos dominicais ocorrem apenas em um período do domingo e tem a função de ser um “encontro maior” para promover celebração, comunhão e fundamentação bíblica. Os encontros semanais (que ocorrem nas quintas a noite por 40 minutos) tem a função de estimular a oração e permitir o compartilhar entre os participantes, além de uma reflexão bíblica.
Nesta fase, buscamos verificar QUANTAS e QUAIS pessoas estarão envolvidas no projeto. Portanto, foi uma fase de acolhimento, atenção, cuidado, contato, diálogo e esclarecimentos acerca da Missão, Visão e Valores da LIFE.
As atividades são bem reduzidas e focadas e a organização é somente a necessária ao funcionamento, de modo que “quem faz o que” são aquelas pessoas dispostas a servir, podendo se tornar ou não num tempo futuro as responsáveis por aquilo que agora fazem. A intenção é “fazer pouco com qualidade” para posteriormente multiplicar as atividades no mesmo nível de excelência.
Biblicamente, Igreja é ORGANISMO que vai buscando organização conforme a necessidade e não ORGANIZAÇÃO criada sem vida em busca de algum sentido.
Envolvimento e Engajamento:
Descoberta dos talentos e dons presentes no seio da comunidade para que as necessidades sejam supridas por “pessoas certas nos lugares certos com a motivação certa”. Nesta fase, foi preciso treinar liderança para que haja um “time” alinhado e disposto em organizar e liderar equipes de trabalho. Quantos e quais ministérios existirão é uma determinação do organismo, mantendo sempre o foco de que toda estrutura ou organização somente surgirá para permitir que o organismo continue vivendo e se expandindo. Talvez seja a fase mais desafiadora, visto que por certo muitas pessoas envolvidas e engajadas trazem “visões e experiências ruins” dos modelos tradicionais de Igreja.
Aqui também, caso ainda não tenha sido feito por necessidades previamente identificadas, constitui-se a pessoa jurídica, elege-se diretoria e forma-se um Conselho, que até então deverá ter sido um “Conselho Provisório”.
Estabelecimento:
Definição do perfil da LIFE, com uma membresia, ministérios e liderança bem ajustados de forma a proporcionar a qualquer nova pessoa que chegar, o claro entendimento dos processos para participar, se filiar, se envolver e servir. Tornar-se-á muito importante a atenção à integração de novos membros, ao discipulado e a preparação para se envolver em equipes de trabalho.
Nesta fase, caso já não tenha ocorrido antes de forma espontânea, a LIFE deverá multiplicar o número de pastores que possam servir integralmente a Igreja em suas várias áreas.
Expansão:
Distribuição da filosofia de funcionamento, podendo não só se tornar referência e encorajamento para outros pastores e Igrejas, mas também a multiplicação da LIFE em cidades da região e fora dela, conforme as oportunidades e a orientação do Espírito Santo.
Em todas as fases, é fundamental a determinação de propósito, a definição de papéis e a clareza no processo de funcionamento, mantendo sempre a visão do “simples e saudável”, debaixo de uma espiritualidade alegre e contagiante.